O
e-mail marketing é uma ferramenta de extrema importância no desenvolvimento de
estratégias comerciais, além de proporcionar, para a empresa, um canal de
relacionamento com os clientes. Mesmo o e-mail marketing sendo uma ótima
ferramenta, é preciso saber usá-la.
Uma estratégia bem definida é que garante o sucesso de suas
campanhas. Por isso, fique atento às dicas:
1) E-mail Personalizado
O e-mail personalizado é aquele que chama o cliente pelo nome,
seja no subject e/ou no próprio corpo da mensagem. É uma forma de estabelecer
proximidade com os contatos de sua base e mostrar que você sabe com quem está
falando.
2) Teste ABCDE
Quando o destinatário recebe seu e-mail, é o subject quem vai
fazê-lo abrir ou não esta mensagem. Pensando nisso, a melhor estratégia é o
teste ABCDE. Assim, você pode testar até cinco subjects diferentes antes de
fazer o envio final. Definir o subject da sua mensagem é um dos passos mais
importantes dentro do processo de criação de uma campanha. Você precisa pensar
em todas as possibilidades de um subject atrativo, objetivo e de fácil
entendimento pelo destinatário.
3) Segmentação
Além do e-mail personalizado, com o nome do destinatário, outra
estratégia é a segmentação. Por meio dela, você envia e-mails de conteúdo
extremamente relevante para quem recebe. Após segmentar sua lista com base no
comportamento de seus contatos, você passa a conhecer suas preferências e pode
oferecer aquilo que realmente interessa.
Quando o usuário efetuar uma compra pelo seu e-mail marketing,
mande uma outra mensagem após alguns dias, ofertando ou simplesmente divulgando
produtos relacionados àquele que ele comprou anteriormente. A chance daquele
usuário adquirir um produto complementar à compra anterior é muito grande.
4) Resgate de clientes
É comum, por meio da segmentação, enviar e-mail de acordo com o
comportamento da sua base. Através de campanhas de e-mail marketing
direcionadas, também é possível resgatar clientes que não compram mais em sua
loja virtual, por exemplo. É possível até mesmo estreitar o relacionamento com
usuários que não clicam mais em sua peça.
Uma dica para e-mails com esta finalidade é oferecer um desconto
diferenciado para que o usuário efetue uma compra em seu site. Os usuários
tendem a comprar um determinado produto, caso seja oferecido um desconto ou uma
oferta especial.
5) Divulgar conteúdo nas redes socias
Imagine a seguinte situação: Você envia um e-mail para uma
pessoa, que clica no ícone de compartilhar seu e-mail no facebook com 500
amigos. Destes 500 amigos, 300 visualizam a postagem e conseguem abrir sua peça
de e-mail via browser. Você pode nem ter pensado nisso, mas acabou de criar um
viral! Dezenas, centenas de pessoas compartilhando o conteúdo de seu e-mail
marketing nas redes sociais.
Por isso, deixe os ícones das principais redes sociais presentes
em sua peça de e-mail, isso facilitará o compartilhamento de sua mensagem.
6) Templates otimizados para Mobile
Segundo a Return Path, 34% dos usuários acessam os e-mails por
meio de um dispositivo móvel, seja celular ou pelo tablet. Essa afirmação
evidencia cada vez mais a importância de disponibilizar uma versão mobile de
sua campanha para os usuários.
Neste cenário, você tem duas opções:
A. Segmentar sua base para saber quem abre
suas mensagens por meio de um dispositivo móvel. Nesta situação, você deve
enviar um e-mail completamente otimizado, com poucas imagens, textos curtos e
objetivos, ou seja, a mensagem deve ser passada rapidamente e de forma mais
objetiva possível.
B. Disponibilizar em seu template padrão
aquele visualizado pelos usuários via browser, um link "Versão
mobile", e quando o usuário clicar nesta opção, abrirá a versão otimizada.
Desta forma, você consegue atender ás preferências de todos os usuários.
Aproveite essas dicas e mãos à obra!
Fonte: O
e-mail marketing é uma ferramenta de extrema importância no desenvolvimento de
estratégias comerciais, além de proporcionar, para a empresa, um canal de
relacionamento com os clientes. Mesmo o e-mail marketing sendo uma ótima
ferramenta, é preciso saber usá-la.
Uma estratégia bem definida é que garante o sucesso de suas
campanhas. Por isso, fique atento às dicas:
1) E-mail Personalizado
O e-mail personalizado é aquele que chama o cliente pelo nome,
seja no subject e/ou no próprio corpo da mensagem. É uma forma de estabelecer
proximidade com os contatos de sua base e mostrar que você sabe com quem está
falando.
2) Teste ABCDE
Quando o destinatário recebe seu e-mail, é o subject quem vai
fazê-lo abrir ou não esta mensagem. Pensando nisso, a melhor estratégia é o
teste ABCDE. Assim, você pode testar até cinco subjects diferentes antes de
fazer o envio final. Definir o subject da sua mensagem é um dos passos mais
importantes dentro do processo de criação de uma campanha. Você precisa pensar
em todas as possibilidades de um subject atrativo, objetivo e de fácil
entendimento pelo destinatário.
3) Segmentação
Além do e-mail personalizado, com o nome do destinatário, outra
estratégia é a segmentação. Por meio dela, você envia e-mails de conteúdo
extremamente relevante para quem recebe. Após segmentar sua lista com base no
comportamento de seus contatos, você passa a conhecer suas preferências e pode
oferecer aquilo que realmente interessa.
Quando o usuário efetuar uma compra pelo seu e-mail marketing,
mande uma outra mensagem após alguns dias, ofertando ou simplesmente divulgando
produtos relacionados àquele que ele comprou anteriormente. A chance daquele
usuário adquirir um produto complementar à compra anterior é muito grande.
4) Resgate de clientes
É comum, por meio da segmentação, enviar e-mail de acordo com o
comportamento da sua base. Através de campanhas de e-mail marketing
direcionadas, também é possível resgatar clientes que não compram mais em sua
loja virtual, por exemplo. É possível até mesmo estreitar o relacionamento com
usuários que não clicam mais em sua peça.
Uma dica para e-mails com esta finalidade é oferecer um desconto
diferenciado para que o usuário efetue uma compra em seu site. Os usuários
tendem a comprar um determinado produto, caso seja oferecido um desconto ou uma
oferta especial.
5) Divulgar conteúdo nas redes socias
Imagine a seguinte situação: Você envia um e-mail para uma
pessoa, que clica no ícone de compartilhar seu e-mail no facebook com 500
amigos. Destes 500 amigos, 300 visualizam a postagem e conseguem abrir sua peça
de e-mail via browser. Você pode nem ter pensado nisso, mas acabou de criar um
viral! Dezenas, centenas de pessoas compartilhando o conteúdo de seu e-mail
marketing nas redes sociais.
Por isso, deixe os ícones das principais redes sociais presentes
em sua peça de e-mail, isso facilitará o compartilhamento de sua mensagem.
6) Templates otimizados para Mobile
Segundo a Return Path, 34% dos usuários acessam os e-mails por
meio de um dispositivo móvel, seja celular ou pelo tablet. Essa afirmação
evidencia cada vez mais a importância de disponibilizar uma versão mobile de
sua campanha para os usuários.
Neste cenário, você tem duas opções:
A. Segmentar sua base para saber quem abre
suas mensagens por meio de um dispositivo móvel. Nesta situação, você deve
enviar um e-mail completamente otimizado, com poucas imagens, textos curtos e
objetivos, ou seja, a mensagem deve ser passada rapidamente e de forma mais
objetiva possível.
B. Disponibilizar em seu template padrão
aquele visualizado pelos usuários via browser, um link "Versão
mobile", e quando o usuário clicar nesta opção, abrirá a versão otimizada.
Desta forma, você consegue atender ás preferências de todos os usuários.
Aproveite essas dicas e mãos à obra!