Qual é a imagem que vem a sua cabeça quando você pensa em um super
herói? Um cara sarado, forte, alto, bonitão, olhos azuis, cabelos dourados,
autoconfiante, conversa de lorde e roupas impecáveis, tipo príncipe encantado
do Shrek ou Gaston da Bela e a Fera? Um cara cheio de super poderes, roupas de
plástico e capacidade de voar, tipo Batman, Super Homem ou Homem Aranha? Braços
poderosos, poderes especiais e beleza física tornam uma pessoa um super herói?
Não. Nem a pau.
O Super Herói é o cara comum, escondido na multidão, esperando para
ser descoberto, que vem de onde você menos espera para resolver o problema de
pessoas que ele ama, tipo Luke Skywalker, Frodo Baggins, Marty McFly, William
Wallace, Tiradentes. Até mesmo Peter Parker, Bruce Wayne ou Clark Kent vieram
de lugar nenhum.
Através do seu perfil social no Linkedin, por exemplo, você pode criar
e administrar um grupo de discussão entre profissionais e empresas do seu
mercado, você pode promover vagas de emprego, falar sobre as habilidades que as
pessoas precisam ter para serem contratadas pelas melhores empresas do mercado,
entrevistar formadores de opinião para ajudar as pessoas a perceberem as novas
tendências e oportunidades e muito mais.
Através do seu perfil social no Facebook, por exemplo, você pode
espalhar coisas boas sobre o seu mercado e não apenas compartilhar fotos da
última pizza de mussarela que você comeu com os amigos, ou do gatinho mais fofo
da sua rua. Você pode conseguir mais seguidores sendo você mesmo do que a sua
empresa através do seu perfil corporativo.
No começo da história de um super herói, o cara nem sabe o poder que
tem. Ele passa por diferentes dificuldades e desafios que aparentemente são
problemas e obstáculos mas que no final mostram que serviram apenas para
construir o seu caráter e coragem.
Nós vivemos no melhor dos tempos para você ser um super herói. Um
super herói capaz de salvar sua empresa da mesmice corporativa e transformá-la
em uma Força do Bem. Você pode atrair clientes e aumentar as vendas da sua
empresa apesar de não fazer parte do departamento de vendas. Você pode ajudar
pessoas a encontrar emprego mesmo que o seu trabalho não tenha relação com
recursos humanos. Você pode resolver o problema de comunicação entre as pessoas
mesmo sendo um cara introvertido. Você pode levantar dinheiro para a empresa
sem ter relacionamento com investidores ou crédito no banco.
Através do seu perfil social no Yammer, por exemplo, você pode criar
uma intranet completa, moderna e sofisticada para a sua empresa, onde todos os
funcionários poderão compartilhar suas idéias, projetos, arquivos e colaborar
entre si. A partir dessa iniciativa, quem sabe, a sua empresa passa a ter algum
tipo de planejamento estratégico para guiar o seu dia-a-dia.
Através do seu perfil social no Catarse ou KickStarter, por exemplo,
você pode promover aquele tão desejado projeto de produto que está parado há
anos porque vocês não tem dinheiro para bancar sua produção. Em vez de mendigar
dinheiro com bancos ou investidores sabichões, publique sua proposta na Catarse,
onde milhares de brasileiros se reúnem todos os dias dispostos a investir em
soluções que resolvem os pequenos grandes problemas do mundo. Quer alcançar o
planeta? Publique na KickStarter, e promova sua idéia para fora do Brasil, para
milhões de pessoas de todo o mundo que estão dispostas a investir em projetos
criativos.
Seja o herói da sua empresa agora mesmo, antes que você se acostume
com os problemas do dia-a-dia, e passe a fazer parte do grupo dos vilões. Não
tem meio termo. Ou você vira parte da solução ou dos problemas. E sabe de uma
coisa? Todo mundo quer que você seja um herói. Ninguém tem tempo para perder
com vilões.
Quando entrevistamos um cara para uma vaga de trabalho, a nossa
esperança é que ele seja O cara. Ninguém quer entrevistar 50 pessoas para
escolher uma. Quando recebemos a visita de um novo fornecedor, a nossa
esperança é que ele seja O Cara que vai nos inspirar e não apenas vender.
Quando o cliente entra na sua loja, ele espera encontrar o produto que espera
encontrar. Quando o cliente mete o pau porque você atendeu mal, ele quer que
você seja O Herói que vai resolver.
Quando você se compromete em fazer uma coisa, nós esperamos que você faça.
Ponto.
Todo mundo quer que você seja um herói! Essa é uma das ideias mais
poderosas da sua vida, e você deveria prestar mais atenção a ela.
Todo mundo está torcendo por você, não tem ninguém contra você. Seus
pais, seu chefe, seus clientes, seus fornecedores, seus colegas medrosos. Até o
editor da revista Época Negócios torce para que você tenha uma história bacana
para ele reportar. Tá todo mundo do seu lado. De que lado você está?
Enquanto você fica aí parado pensando no que os outros vão pensar de
você, a grande verdade é que está todo mundo parado pensando no que você está
pensando sobre eles.
Eu entendo que às vezes não dá para ser um herói, mas tem que pelo
menos querer ser. Nada menos que isso interessa!
Fonte: Por Ricardo Jordão Magalhães www.admnistradores.com.br