O cenário é bastante comum, para
não dizer corriqueiro: o profissional chega ao escritório, liga o computador e
abre o programa de e-mails. A enxurrada de correspondências virtuais diárias
toma praticamente todo o tempo da manhã, às vezes até o período da tarde. Entre
as coisas urgentes e desnecessárias, o que realmente pode fazer a diferença no
dia, na semana ou no mês dentro da organização, ou seja, o que é realmente
importante, em muitos dos casos acaba por ser relegado para segundo, terceiro
ou quarto planos. Mas por quê?
Infelizmente, a maioria dos
profissionais – e aqui podemos abordar aqueles de praticamente todas as áreas –
e também das pessoas de um modo de geral não adquire o saudável hábito de
gerenciar bem o seu tempo e, mais do que isso, as suas escolhas. A pressão por
resultados e respostas rápidas e precisas, seja do chefe ou dos clientes, faz
com que o urgente se torne cada vez mais na rotina empresarial como prioritário
e agente do "bom serviço prestado". Sendo assim, neste sentido é
comum que se caia em armadilhas, cedo ou tarde.
Mas em que tipo de armadilhas os
profissionais podem cair quando optam por apenas resolver questões urgentes?
Acredito que seja algo bem simples e direto de se responder. Trabalhar somente
no chamado "piloto automático", uma vez que em grande parte das
situações o que é considerado urgente, ou no jargão popular "para
ontem", pode ser resolvido sem muito planejamento, estratégia e, mais do
que isso, em outro determinado momento do dia que se esteja mais tranquilo.
Sabemos que todos aqueles que
trabalham precisam, cada vez mais, ser profissionais multidisciplinares, ou
seja, desenvolver a capacidade de realizar inúmeras tarefas praticamente ao
mesmo tempo. Como a concorrência no atual mercado de trabalho é acirrada, se
faz necessário que todas essas atividades interrelacionadas sejam executadas
com o máximo de eficiência possível. Porém, é público e notório que nem sempre
conseguimos atingir um nível de excelência, seja para os gestores, para os
clientes ou para nós mesmos, dentro de nossa autocrítica.
Neste contexto, realmente é
bastante importante traçar metas, objetivos e, acima de tudo, estratégias que
consolidem a posição de destaque deste profissional dentro da empresa. No
trabalho que realizamos na FranklinCovey, hoje uma das principais consultorias
especializadas na melhoria da eficácia corporativa e pessoal em todo o planeta,
desenvolvemos o mais recente programa de gerenciamento chamado As 5 Escolhas
para uma Produtividade Extraordinária que visa justamente colocar em discussão
a questão do bom gerenciamento das escolhas que fazemos no dia a dia.
Dentro destes conceitos, há um
tópico inteiro dedicado à importância de se definir as ações mais importantes
como diferencial real para o ganho de produtividade dentro da empresa e para a
própria satisfação profissional e pessoal. Segundo pesquisa coordenada pela
própria FranklinCovey em todo mundo, com 350 mil pessoas em diversos países,
constatou-se que 70% de nosso tempo nós usamos para atividades urgentes ou para
aquelas que realmente são, de fato, totalmente irrelevantes dentro do contexto
corporativo.
Percebe-se, então, que as pessoas
têm demonstrado uma disposição maior em trabalhar no "piloto
automático" ao invés de dirigirem suas vidas e carreiras em busca da
inovação e do extraordinário. Pela minha experiência, uma vez que a cultura
inovadora seja permeada no seio empresarial, todos têm a ganhar. Por isso que
os cases de maior sucesso recentemente são as startups, um fenômeno corporativo
que ganhou o mundo. Ano passado, por exemplo, a brasileira Peixe Urbano (de
compras coletivas) foi eleita a melhor startup internacional pelo conceituado
The Crunchies Award, uma das mais importantes premiações do setor.
Quando conseguimos um tempo para
a inovação dentro do ambiente de trabalho, fazemos um exercício de
comprometimento com a empresa. Neste caminho, se faz extremamente necessário
aumentar, gradativamente, o percentual de 30% (segundo a pesquisa da
FranklinCovey) dedicado a buscar ideias que realmente possam revolucionar ou,
em termos mais diretos, causam impacto dentro da companhia. Porém, como fazemos
isso sem que a rotina do expediente seja comprometida? Talvez uma palavra
explique muito bem toda esta questão: disciplina. Precisamos saber dosar nosso
tempo e nossas escolhas em prol daquilo que, no final das contas, nos trará
satisfação pessoal e profissional.
Porque toda e qualquer pessoa
sabe que quando uma ideia própria é colocada em prática e os resultados desta
ação começam a aparecer, seja na forma de indicadores de performances nas
organizações ou mesmo na satisfação de outras pessoas que "compraram a
sugestão", o prazer de quem confabulou a estratégia é inigualável. Gosto
muito, para explicitar, da frase do escritor inglês William Shakespeare, que
diz: as ideias das pessoas são pedaços da sua felicidade. Independentemente se
for uma grande inovação ou uma mudança sutil em um procedimento, por exemplo, é
necessário que a ideia seja expressa. Guardar para si pode fazer a empresa
perder ganhos e você se sentir frustrado.
Nunca que o velho e batido ditado
"separar o joio do trigo" foi tão bem empregado. Tirar uns minutinhos
do dia para trocar ideias com seus colegas de trabalho – sem a rigidez de uma
reunião clássica – é tão, ou até mais, importante do que responder aquele
e-mail que pode ser respondido umas duas horas depois, por exemplo. E criar na
empresa a cultura do brainstorm diário ou semanal é uma das alternativas mais
viáveis, onde gestores podem sentir a necessidade de seus colaboradores e,
juntos, buscarem as melhores soluções.
Por fim, termino com uma grande
citação do genial cientista alemão Albert Einstein que afirmava que a mente que
se abre para cada ideia nova jamais voltará a seu tamanho original. Mais do que
nunca as boas ideias são fundamentais para que se obtenha sucesso profissional
e maior contentamento pessoal. Aqueles que mantêm a mente focada na inovação,
na busca pelo extraordinário, trazem para si um ganho inestimável. Mirem-se nos
exemplos das pessoas que, de uma ideia simples, conquistaram o mundo!
Fonte: Por
Paulo Kretly * , www.administradores.com.br
* Paulo
Kretly - é presidente da FranklinCovey Brasil e reconhecido palestrante em
liderança, gestão e produtividade pessoal e interpessoal, é especialista em
gerenciamento do tempo e vem cativando milhares de pessoas e organizações que o
procuram com o desejo de manter suas vidas pessoal e profissional equilibradas.