Transformar ideias em
oportunidades e abrir novas possibilidades é um desafio e tanto para futuros
empreendedores, o que vai exigir muito mais do que métodos e soluções
comprovadas. Para colocar uma ideia em prática é necessário, antes de tudo,
enxergar benefícios onde a maioria enxerga somente prejuízos.
Calma! Para ajudá-lo a trabalhar
melhor as ideias não é necessário reiventar a roda. Embora você deva fugir dos
padrões e usar a mente criativa para encontrar a melhor forma de colocar as
ideias em prática, muitos estudiosos tiveram essa preocupação antes de você.
Portanto, deixe o orgulho de lado e procure utilizar o conhecimento a seu
favor. Ideias existem para ser aperfeiçoadas.
Dessa forma, tomei a liberdade de
utilizar parte dos ensinamentos mencionados no quarto capítulo do fantástico
livro As Vantagens da Adversidade, de Paul Stoltz e Erik Weihenmayer, cujo
título é Possibilidades Pioneiras.
Como dizem os autores no início
do capítulo, "quantas vezes, no transcurso da sua vida, alguém lhe disse
que alguma coisa que você queria fazer era impossível? Já reparou que são
geralmente os seus companheiros de trabalho, amigos e entes queridos que tentam
"pôr algum juízo na sua cabeça" cada vez que você inventa "um
esquema maluco" para experimentar algo novo ou assumir algum risco que
eles consideram uma insensatez? Sinta-se agradecido porque essas pessoas se
preocupam com você e por isso tentam dissuadi-lo. Elas pensam que lhe estão
fazendo um favor e talvez até estejam. Mas, e se...?"
E se as pessoas que gostam de
você estiverem erradas? E se o que você sempre sonhou fazer for realmente
possível? O que você sentiria se fosse o primeiro a realizá-la? E se, ao tornar
possível aquilo, quando tudo lhe parece impossível, você abrisse um mundo de
oportunidades inteiramente novo, tanto para você quanto para sua empresa e para
as pessoas à sua volta?
Não seria ótimo se uma voz
interior profunda e confiante lhe dissesse o melhor caminho a ser tomado?
Infelizmente, isso é raro, portanto, comece a pensar que, com as condições
certas, as pessoas certas, os sistemas certos e as orientações certas, a ideia
pode ser realizada.
Uma das incertezas mais comuns e
desafiadoras é quando tentamos algo novo que ainda não foi testado. O medo do
desconhecido nos apavora, pois, não estamos acostumados a escalar às cegas,
mas, o desejo de ir além é grande. Isso aconteceu com a maioria dos
empreendedores que conheço.
No caso dos empreendedores, dos
pesquisadores e dos aventureiros em geral, esse medo existe, entretanto, não é
tão grande quanto o medo daqueles que passam a vida sem tentar algo novo. É o
medo de descobrir que não é tão bom quanto seus pais dizem que você é, de fazer
papel de ridículo perante os amigos, de tropeçar e dar com a cara no chão.
Qualquer ideia pode ser colocada
em prática. Então, vamos utilizar o Quarto pico – possibilidades pioneiras para
exemplificar e fundamentar a ideia que você tem em mente. Quando a ideia sugir
ou se a ideia já existe, pegue caneta e papel e comece a descrevê-la de acordo
com o roteiro sugerido pelos autores, a seguir adaptado para o fim que você
deseja. Vejamos:
Primeira
Etapa – Escolha um Objetivo de Valor (Uma ideia de valor)
Motivação: por que você quer fazer isso?
Forças: que habilidades ou recursos são necessários para colocá-lo
em prática? E quanta força de vontade?
Entusiasmo: qual o seu grau de empolgação com isso?
Segunda
Etapa – Projete Sistemas Personalizados utilizando os critérios PROPS
Portátil ou Portável – pode ser levado para qualquer lugar.
Reaplicável ou Reproduzível – pode ser recriado, reproduzido ou
ambos.
Original – nunca foi feito antes (exatamente desse jeito).
Pessoal – adequado a você e seu estilo de vida (agradável).
Simples – não é fácil, tampouco apresenta complexidades desnecessárias.
Terceira
Etapa – Pratique até alcançar a perfeição
Quais são os critérios para uma solução eficaz?
Onde e como você vai praticar a nova ideia (ou sistema)?
O que você vai tentar primeiro?
Como refinar sua solução?
Onde ou como você pode experimentar?
Quem pode lhe dar feedback útil?
Quando poderá começar?
De quanto tempo ou dinheiro precisa para desenvolvê-lo?
Quarta
Etapa - Escreva sua história pioneira
Que Objetivo de Valor – Desafio Máximo – você vai enfrentar a
despeito das opiniões negativas até atingir a objetivo?
Qual será o legado do seu avanço, depois de inaugurar essas
possibilidades?
Quem se beneficiará com sua ideia ou realização?
Será que o esquema funciona?
Tente, afinal, o que você tem a perder com isso? Com a prática, pode tornar-se
um grande alquimista capaz de converter ideias simples em grandes
oportunidades, mas, lembre-se: nada vem de graça.
Tirar uma ideia do papel e
colocá-la em prática é tarefa para pessoas determinadas a vencer na vida, não
importa o tamanho do sacrifício. Se estiver pensando em como deixar a sua marca
no mundo, comece a praticar tudo o que aprendeu até agora, caso contrário, vai
ficar apenas querendo.
Quando se trata de empreender,
ideias somente não bastam. O mundo está cheio de boas ideias que vagam sem destino
e são desperdiçadas porque ninguém acredita nelas e os autores desistem ao
primeiro não. Mais do que obter uma ideia, você precisa de iniciativa, esforço,
otimismo e, na maioria dos casos, persistência para conseguir alguém que
acredite no que está dizendo.
Assim, quando as ideias surgirem
do nada, seja disciplinado. Faça de cada ideia uma possibilidade. Se não for
hora de aproveitá-las, guarde-as com carinho. Um dia você vai precisar delas.
Pense nisso, empreenda e seja
feliz!
Por Jerônimo Mendes - www.administradores.com.br