Texto de Fábio Bandeira
Cada vez mais diminui o espaço para o comum. Os consumidores querem
produtos inovadores; as empresas querem profissionais diferenciados; a mídia
quer divulgar o inusitado
Existem empresas que inauguram novas formas de se relacionar e que
aplicam esse tipo de postura na cultura corporativa. Elas são diferenciadas,
pois, além do produto que oferecem, agregam ideias e práticas inovadoras que
fogem ao senso comum e estimulam uma nova modalidade de comportamento empresarial.
Na Google, por exemplo, é possível observar essa “atitude diferente”
enraizada nas próprias instalações de seus escritórios, com direito a sala de
relaxamento, escorregador e tantas outras opções. A Apple, por sua vez, tem revolucionado o
mundo da tecnologia e das ideias, conquistado mercados de maneiras diferentes e
personalizadas.
Tem até brasileiro que virou referência nas revistas de negócios
internacionais quando o assunto é gestão inovadora. O executivo Ricardo Semler,
na década de 1980, trouxe uma forma não-convencional para a administração da
Semco S/A. Para você ter ideia, dentre outras coisas, ele criou na empresa um
comitê chamado “C tá loko”. O princípio era bem simples. Um fórum de ideias
diferentes que só poderia sair alguma coisa aprovada se alguém falasse a frase
“Você está louco!”.
São pessoas e empresas que pensam diferente, buscam estar fora do
quadrado e fogem do tradicional. A verdade é que hoje cada vez mais diminui o
espaço para produtos medianos voltados a pessoas comuns. Os consumidores querem
produtos inovadores; as empresas querem profissionais diferenciados; a mídia
quer divulgar o inusitado.
Tive o privilégio, recentemente, de assistir uma palestra do Philip
Kotler e entre várias declarações e ensinamentos que ele transmitiu, um deles
me chamou bastante atenção: "Se você inovar frequentemente terá muitos
fracassos, mas se você não inovar, sairá do mapa. Então, você não tem
escolhas".
"Realmente soa muito como A teoria da evolução de Darwin e, no
fundo, realmente é isso que acontece na prática. Ser diferente realmente passa
a fazer a diferença.
Vale a leitura
O especialista em marketing Seth Godin escreveu recentemente em seu
artigo publicados na revista Administradores nº 19 que o "ridículo é o
novo excepcional". Para Seth, empurrar uma ideia por meio de um anúncio
implacável já não é suficiente. A alternativa: produtos e serviços notáveis, onde
“notável” significa que alguém está o evidenciando. Vale a pena a leitura em
http://adm.to/todasasediçõesADM
Fonte: www.administradores.com.br