De acordo com
Jeffrey Gitomer, autor de O Livro de Ouro das Atitudes, criar uma percepção e
uma conscientização sobre atitude são os primeiros passos para adquirir uma
atitude positiva. Poucas pessoas são ensinadas a manter uma atitude positiva
desde a infância e isso não faz parte do currículo escolar.
A maioria
delas acredita que tem atitudes mentais positivas, mas, na prática, ao menor
sinal de pressão, desanimam com facilidade e acabam destruindo o pouco que
conseguiram construir em momentos de lucidez. Otimismo e pessimismo se alternam
com predominância do segundo. É a sua mente negativa conspirando com
frequência.
Aposto que se
você perguntar a todos os seus amigos a respeito, muitos vão dizer que se
consideram pessoas otimistas, de atitude, capazes de superar problemas com
frequência. É difícil admitir o contrário.
Da mesma
forma, você já notou que a atitude mental positiva de algumas pessoas incomoda?
A impressão que se tem é a de que uma pessoa otimista é alienada, vive no mundo
da lua, não tem noção da realidade.
De fato, para
muitos, é menos doloroso, ou mais prazeroso, pensar assim do que tentar mudar a
sua própria condição. A síndrome do "coitadinho" é inerente ao ser
humano, utilizada como refúgio e justificativa para tudo aquilo que a sua
atitude mental negativa não consegue mudar.
O lado ruim
de tudo isso é que, quanto mais você avança no tempo, mais difícil se torna a
mudança. Portanto, enquanto ainda é jovem e tem um bom tanto de vida pela
frente, quanto mais rápido você ajustar o discurso e a sua forma de pensar,
mais benefícios vai atrair para sua vida e para seus negócios.
Em síntese,
quanto mais você trabalha sua atitude, menos vulnerável se torna em relação aos
aspectos negativos provocados por ela. Ao ler as histórias de Akio Morita
(Sony), Soichiro Honda, Alexandre Costa (Cacau Show), Raul Candeloro (Venda
Mais) e Eloy D´Avila (Flytour), entre outros, vai descobrir o verdadeiro valor
de uma atitude mental positiva. Todos prosperaram em meio ao caos.
Agora, vamos
transportar tudo isso para o mundo dos negócios. Se você possui uma atitude
mental negativa, o sucesso alheio incomoda, chega a dar ódio. Por que é que
você trabalha tanto para conseguir um pouco e algumas pessoas, para as quais
você não dava nada, continuam prosperado?
Parte disso
está diretamente relacionada com os seus modelos e as suas atitudes comparadas
com as do seu suposto concorrente. Não estou falando aqui de grandes
corporações. Refiro-me a pequenas e médias empresas que ainda seguem lutando
para se posicionar no mercado e se manter em pé. O que acontece nas grandes
corporações é uma realidade bem diferente.
Como mudar
isso? A reflexão e a resposta para algumas questões são fundamentais para
descobrir de que lado você está. A realidade não muda se você não mudar a forma
de encarar as adversidades que estarão caminhando, lado a lado, até o fim da
jornada, na vida e nos negócios.
1. Você é um
empreendedor entusiasmado? Nada pode ser construído sem paixão e
entusiasmo, portanto, ao empreender, coloque toda sua alma nisso, procure ver o
lado bom das coisas e lembre-se de que, para tudo na vida, existe uma ou mais
saídas.
2. Você se
considera intimamente feliz? Se o dinheiro for a sua única esperança
de vida, você nunca alcançará essa tal felicidade, portanto, a despeito de tudo
o que possa lhe acontecer nos negócios, e vai acontecer, o que vai mantê-lo
vivo é a sua felicidade interior; com dinheiro ou sem dinheiro, siga em frente,
continue caminhando, pois, as coisas mudam com rapidez.
3. Você tem um
bom discurso? Fale sobre o lado bom das coisas, mantenha um diálogo
aberto e positivo, ignore a concorrência, mantenha distância daqueles que
tentam desencorajá-lo, faça exatamente aquilo que a sua atitude mental positiva
manda; priorize palavras que aumentem a sua atitude positiva.
4. Você
focaliza as oportunidades em vez dos obstáculos? Já dizia Henry Ford
que obstáculos são aquelas coisas medonhas que você quando tira os olhos do seu
objetivo principal, portanto, evite coisas do tipo "não posso",
"não devo", "não quero", "não vou" e utilize mais
frequência "como", "quando", "o que",
"quem" e "quanto".
5. Você procura
aprender e crescer todos os dias? O mundo dos negócios é muito
dinâmico e está em permanente reciclagem, portanto, é necessário reavaliar o
conhecimento todos os dias; não há nada que não possa ser ensinado e nada que
não possa ser aprendido; quanto mais você aprende sobre o seu próprio negócio,
mais eleva a sua própria condição.
6. Qual é a
origem da sua motivação? Se o seu negócio, de alguma forma, existe
para ajudar milhares de pessoas, é um bom começo; embora seja necessário ganhar
dinheiro, o desprendimento em relação ao dinheiro vai torná-lo mais útil e
produtivo do que a maioria dos empresários que conheço.
7. O seu
sucesso arrasta os outros para o sucesso? Não há nada mais
encorajador e gratificante do que gerar prosperidade e torcer pelo sucesso das
pessoas que trabalham contigo e dependem do seu negócio; o propósito de fazer
as pessoas mais felizes faz toda diferença no sucesso da Disney.
Como diz o
próprio Gitomer, atitude positiva não tem nada a ver com o que lhe acontece ou
acontece com os seus negócios, mas, o que você faz com o que lhe acontece ou
como você reage a isso.
Por Jerônimo
Mendes www.administradores.com.br