Quem nunca achou que a reunião se estendeu por mais tempo do que
deveria ou não teve propósito nenhum? As razões para essa insatisfação, de
acordo com o consultor em estratégia nos negócios Leonardo Fuerth, em seu livro
Técnicas de reunião, podem ser condensadas em quatro aspectos: “falta de
preparo, conflito espaço-temporal, reunião mal desenvolvida e comportamentos
inadequados”.
Para minimizar problemas como esses, evitando que as reuniões se
desvirtuem do seu papel de solucionadoras de questões, tornem-se empecilhos e
perda de tempo para gestores e colaboradores, a Administradores vai lhe dar uma
ajudinha. Elaboramos, em conjunto com a consultora organizacional Sônia Jordão,
dicas tanto para quem conduz o encontro, como para os participantes.
Quem conduz
1-
Selecione os participantes do encontro
2 -
Explique previamente o motivo, explicitando seus desdobramentos
Informe o tema a ser discutido com antecedência para que as pessoas se preparem para a reunião. Além disso, ao iniciar o encontro, esclareça suas razões e verifique se os participantes compreenderam, questionando as causas ou problemas do assunto em pauta.
Informe o tema a ser discutido com antecedência para que as pessoas se preparem para a reunião. Além disso, ao iniciar o encontro, esclareça suas razões e verifique se os participantes compreenderam, questionando as causas ou problemas do assunto em pauta.
3 -
Acompanhe para que não haja fuga do tema/gerencie o tempo
Procure manter o foco da reunião, garantido que seja rápida e com
exposições sucintas, intervindo quando algum participante se prolongar, falar
com muita frequência ou sair do tema.
4 - Incentive a participação de todos
Quem participa
1-
Organize-se para a reunião
Chegue no horário marcado e leve para a reunião tudo que sabe a
respeito do tema a ser discutido.
2-
Participe ativamente da reunião
Externe suas opiniões e soluções, mas seja breve, utilizando um tom de
voz moderado. Explique e esclareça suas propostas, além de apoiar sugestões que
levem a uma solução coerente. Anote tudo o que for de seu interesse e evite
conversas paralelas. Além disso, assuma as responsabilidades inerentes às suas
funções.
3-
Saiba ouvir
Escute com atenção o que falam outros participantes e não interrompa
quando alguém estiver com a palavra. Caso discorde das ideias de outro, não
discuta, mas pergunte o motivo pelo qual o colega pensa de maneira diferente.
4 – Cuidado com o celular
Revista Administradores,
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