quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

À vista ou a prazo? Educador financeiro dá dicas para pagar IPVA e IPTU


Mais um início de ano e, neste momento, parece que a avalanche de contas a pagar fica muito maior e mais complicada de se resolver. Conta do cartão referente às compras de Natal, material escolar, uniformes, contas fixas (luz, água, telefone, etc.) e, para quem tem automóvel e moradia própria, os vilões do primeiro semestre: IPVA e IPTU.


Como lidar com esses dois impostos anuais que tanto complicam a vida de diversos brasileiros? O desequilíbrio no orçamento financeiro pode ser grande se não houver planejamento e organização. Para lidar com os dois gastos, qual a melhor opção: pagar à vista ou parcelar?


O educador financeiro e consultor da Rádio Jovem Pan, Reinaldo Domingos - da DSOP, define que as pessoas podem se encontrar em três níveis, que são: endividada, equilibrada financeiramente ou investidora. E, por isso, o pagamento do IPVA e IPTU varia com o orçamento disponível de cada família.


Veja abaixo algumas orientações de Domingos para pagar os impostos e não comprometer o orçamento:
1. Se a situação for endividada ou equilibrada financeiramente, a resposta é simples, pois, já se sabe que, se não há dinheiro disponível para o pagamento à vista, a pessoa será obrigada a optar pelo parcelamento.


2. Em caso da necessidade de financiar estes compromissos, a situação fica ainda mais complicada porque, além de não obter o benefício do desconto, virão os juros. Todo cuidado é pouco: não recorra ao cheque especial ou mercado financeiro, pois, com os juros altíssimos, será inviável arcar com os compromissos.


3. Para a pessoa que estiver na situação de investidor, a recomendação é para o pagamento à vista, que tem 3% de desconto no IPVA e 6%, em média, para o IPTU. Mas é preciso ficar atento aos compromissos futuros: muitas pessoas acabam sendo influenciadas pelo desconto e esquecem que existirão outros compromissos também de grande importância, o que pode levar a problemas financeiros. Assim, antes de pagar, esteja certo de todas as contas e com reservas para imprevistos.


4. Se planeje para estes e outros gastos sazonais que normalmente as pessoas não dão atenção, mas que trazem grande dificuldade de pagamento.


5. Neste início de ano, com os diversos compromissos, opte por pagar a conta de maior prioridade para a família (no caso daquelas que têm o carro como fonte de renda, o ideal é dar preferência ao IPVA) ou aquela em que o valor do desconto será maior. O restante deve ser parcelado.


6. Antes de pagar à vista, tenha certeza que o dinheiro não fará falta para compromissos futuros, pois, caso contrário, você ficará vulnerável a entrar no cheque especial ou em financiamentos com juros altos.


7. Se for parcelar, insira imediatamente o valor das prestações no orçamento financeiro, lembrando que o controle financeiro é a base para a sustentabilidade financeira.


8. Se não conseguir pagar à vista, faça uma reflexão e busque o motivo da impossibilidade de se beneficiar deste desconto.

Publicado Por: Caio Dias - http://jovempan.uol.com.br