"O ritmo alucinante das mudanças, a avalanche de dados e
informações, a pressão do mercado para se produzir mais, com menor custo e
tempo possíveis, reforçam a necessidade
de gestão compartilhada e produtiva do tempo para garantir lucratividade,
empregos bons e estáveis com a qualidade devida", explica o diretor
executivo da Innovia Training & Consulting, Ricardo Barbosa.
Porém, as dificuldades para um profissional se adequar a essa demanda
de mercado é muito grande. Ricardo detalha pontos que potencializam essas
dificuldades:
- Ausência de foco - O colaborador acumula várias obrigações e deseja resolver tudo ao mesmo tempo, o resultado é que nenhuma das obrigações é feita;
- Falta de concentração na tarefa em execução - o colaborador leva para empresa problemas pessoais, além de conversas paralelas que faz com que o resultado fique prejudicado;
- Ausência de planejamento - Não sabendo se planejar ocorre confusão e não se estabelece prioridades;
- Acomodação que gera desmotivação - Muitos colaboradores não buscam fazer um trabalho diferenciado, criando um ciclo vicioso na relação acomodação e desmotivação;
- Procrastinação - deixar tudo que se pode fazer hoje para o amanhã;
- Refém de ferramentas tecnológicas - as pessoas ficam apegadas ao celular e ao uso de e-mail de forma errada (checar caixa de correspondência toda hora).
Por outro lado, Ricardo Barbosa reforça que isso não significa que o
colaborador não tem direito de descansar e que o chefe deve ser carrasco.
"O descanso é fundamental para que se possa ser produtivo. Nenhum
profissional pode trabalhar 100% do seu tempo, temos que cada vez mais exercer
o famoso ócio criativo. Assim, são necessárias relações balanceadas. Uma forma
eficaz é utilizar o quadrante do tempo, onde você irá separar suas atividades
em Crises (importante e urgente), Urgências (urgente mas não importante),
Planejamento (importante mas não urgente) e Rotina (nem importante e nem
urgente)", sugere.
Veja as principais dicas de Ricardo para que um colaborador otimize
seu tempo:
- Estabelecer prioridades
- Disciplinar reuniões
- Disciplinar horários para conversas
- Estabelecer código de conduta telefônica e para eletrônicos
- Classificar ativas que são importantes e urgentes
- Evitar acumular funções que não sejam suas.
Fonte: Redação, www.administradores.com