domingo, 16 de junho de 2013

Brasil se torna maior exportador mundial de milho na safra 2012/2013

Com a venda de 27 milhões de toneladas de milho ao exterior, o Brasil se tornou pela primeira vez, na safra 2012/2013, o maior exportador mundial do grão, mas deve perder o posto, no ano que vem, para os Estados Unidos, como aponta relatório divulgado no dia 13 de junho pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que as exportações brasileiras de milho sofram uma queda até 2014 - de 27 para 23 milhões de toneladas - e que as vendas americanas atingirão 34 milhões de toneladas, 10 milhões acima da registrada na temporada atual.

"Em 2012/2013, o Brasil se tornou o maior exportador mundial de milho", diz o relatório da FAO. "Mas a recuperação nos estoques dos EUA deve elevar as exportações a até 34 milhões de toneladas."

Em contrapartida, o Brasil deverá ser o primeiro na exportação de açúcar, sendo responsável pela metade do comércio mundial desse produto. A FAO ressalta, no entanto, que as operações estão ameaçadas pela deficitária infraestrutura do sistema de transporte e portuário no país.

"No Brasil, o alto custo persistente dos transportes continua pesando sobre o retorno dos agricultores, limitando possivelmente a área plantada e, dessa maneira, os ganhos da produção", afirma o texto.

A agência da ONU prevê também uma safra mundial recorde de grãos, incluindo o arroz, neste ano. Deverão ser produzidas mais de 2,46 bilhões de toneladas, o que representa um aumento de 6,5% em relação ao ano passado. O crescimento foi impulsionado, sobretudo, pela produção de trigo e milho.



Fonte: Deutsche Welle- Agrosolf