terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

A França luta em Mali contra aqueles que ela armou na Líbia


O ministro russo de Assuntos Exteriores, Serguei Lavrov, confirmou neste domingo que a França enfrenta em Mali os mesmos grupos que ela armou na Líbia em 2011.

“Em Mali, a França luta contra aqueles que armou na Líbia contra o regime de Khadafi violando o embargo do Conselho de Segurança da ONU", afirmou Lavrov numa entrevista concedida à televisão russa.

Em junho de 2011, Lavrov criticou a França por violar o embargo de armas da ONU contra a Líbia mediante o envio de armas por via aérea aos opositores líbios com o fim de ajudar-lhes a lutar contra as forças de Muamar Khadafi.

A resolução 1970 do Conselho de Seguridade da ONU, adotada em 26 de fevereiro de 2011, havia imposto um embargo total de armas sobre a Líbia.

Os grupos terroristas ativos na Síria, que tratam de derrubar o presidente Bashar al-Asad, são também apoiados por armas fornecidas pela França, destacou o chanceler russo.

"Estou agoniado pela incapacidade de nossos parceiros deixarem de ver só um ponto no mapa e adquirirem um olhar de conjunto da região", lamentou.

Em 11 de janeiro, a França lançou uma guerra contra o Mali, sob pretexto de frear o avanço de homens armados nesse país, não obstante, os experts sustentam que a França, apoiada pela OTAN, busca satisfazer seus próprios interesses naquele território, rico em recursos naturais, como o urânio.

Por josé justino de souza neto

Fonte: http://www.contrainjerencia.com - e josejustino.blogspot.com.br