Se Dilma é popular, o povo deve
estar errado. Essa é a linha de um editorial do Estado de S. Paulo desta
quinta-feira, que lamenta a alta popularidade da presidente. Leia abaixo:
Dilma está com tudo - O Estado de S.Paulo dia 21 de março de 2013
O consumidor brasileiro, em geral, não quer saber quanto desembolsará ao todo na compra de um produto em parcelas a perder de vista. Preocupa-se apenas em saber se a prestação mensal cabe no seu bolso. Esse mesmo cidadão, com toda a certeza, não sabe, e, se sabe, pouco se lhe dá, que ele é quem pagará futuramente pelas bondades do governo sem lastro na realidade econômica. Por exemplo, a desoneração tarifária que fez baixar a conta de luz - tida como uma das razões do crescimento da popularidade da presidente Dilma Rousseff. Mas é assim que o mundo funciona.
Na última pesquisa encomendada ao
Ibope pela Confederação Nacional da Indústria, realizada pouco depois de ela
anunciar, em rede nacional de rádio e de TV, a redução do preço da eletricidade
e, adiante, o corte de impostos sobre os produtos da cesta básica, a avaliação
positiva do governo chegou a 63%, ante 62% em dezembro. A aprovação pessoal de
Dilma - do "seu jeito de governar" - passou de 78% para 79%; a
confiança no seu desempenho, de 73% para 75%. Dada a margem de erro de 2 pontos
porcentuais da sondagem, um economista diria, talvez, que o prestígio da
presidente se mantém estável, com viés de alta.
O conjunto dos dados, no entanto,
demonstra que essa é uma conclusão insatisfatória. Vistos em perspectiva, os
números deixam claro que, nos últimos 12 meses pelo menos, se consolidou a
tendência favorável a Dilma na opinião popular. Eis por que o possível
candidato tucano ao Planalto em 2014, senador Aécio Neves, saiu-se com um
disparate ao dizer que os resultados da pesquisa traduzem um "sentimento
momentâneo". A menos que usasse o termo momento à maneira dos físicos
(momentum), como sinônimo de impulso, aceleração.
Dilma pode comemorar outra proeza
- ter ultrapassado o seu patrono Lula pela primeira vez, embora por margem
mínima. Vinte por cento dos entrevistados, ante 19% no levantamento anterior,
consideram o seu governo melhor que o dele. O contingente que discorda caiu de
21% para 18%, e os que não veem diferença entre ambos são hoje 61%, um aumento
de 2 pontos porcentuais. No mesmo período do primeiro mandato de Lula, em março
de 2005 portanto, apenas 39% julgavam "ótimo" ou "bom" o
seu governo, 41% assinavam a alternativa "regular" e 17% o
reprovavam. No boletim de Dilma, as notas são 63%, 29% e 7%.
Ao mesmo tempo, a distribuição do
apoio a Dilma por classe de renda, nível de escolaridade, local de residência e
região geográfica se torna mais parecida com o padrão lulista de popularidade.
Entre os entrevistados com renda familiar de até um salário mínimo, por
exemplo, a aprovação da presidente passou de 68% para 70%. Já na faixa de 5 a
10 salários, caiu de 66% para 61%. Ela ficou mais popular no interior e nas
periferias urbanas do que nas capitais. No Sul, a avaliação positiva caiu de
62% para 60%. No Nordeste, a sua aprovação pessoal alcança 85% - a mais
favorável de todas as estatísticas para Dilma e uma inquietante notícia para as
aspirações presidenciais do governador pernambucano Eduardo Campos.
Seria uma simplificação atribuir
os resultados da sondagem à exposição intensiva da presidente na mídia de
massa, trazendo boas-novas às mancheias e varrendo para debaixo do tapete os
graves desacertos do governo. Os baixos índices de desemprego, os ganhos reais
de renda - ainda não neutralizados pela alta dos preços -, a ênfase do Planalto
nas políticas distributivas e, quem diria, a imagem simpática que Dilma
aprendeu a transmitir se combinam para fortalecer o endosso a ela. Em toda
parte, as pessoas aplaudem ou condenam os governantes comparando a situação em
que vivem com a em que viviam e que podem creditar (ou debitar) ao governo de
turno.
Além disso, porque não dispõe de
informações que a faça temperar o seu otimismo - ou porque descrê daquelas que
lhe são desconfortáveis - a maioria dos brasileiros tende a supor que o futuro
será a continuação do presente, bastando manter o atual governo. A natural
prevalência na mídia da provedora de benesses aumenta a sensação de
contentamento. Até onde chegará esse contentamento se o governo Dilma chegar a
ser tão ótimo quanto a população acredita que está sendo?
Fonte: brasil247.com.br