sexta-feira, 18 de junho de 2010

“FHC-PSDB impediu que fossem criadas centenas de escolas técnicas”

Em seu programa de rádio “Fala Dilma”, que foi ao ar na quarta-feira (16), a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, destacou a importância das escolas técnicas e lembrou que na época do Fernando Henrique Cardoso foi assinada uma lei, em 1998, que impediu a criação de escolas técnicas. “Não se fazia escolas profissionalizantes. A lei do Fernando Henrique impediu que fossem criadas centenas de escolas no Brasil”, afirmou Dilma.

Segundo a candidata, “a lei dizia: o governo federal constrói a escola técnica, mas quem tem a obrigação de manter a escola são os governos dos Estados ou as prefeituras ou a iniciativa privada”.
“Os Estados e municípios mais pobres, que têm poucos recursos, não têm como manter as escolas”, disse a candidata, considerando que as escolas técnicas têm de ser construídas e mantidas pelo governo federal.

A ex-ministra resgatou o compromisso do governo Lula com o ensino profissionalizante e afirmou que o presidente fez uma revolução no setor, “consertando um erro” ao construir 214 unidades, enquanto que entre 1909 e 2003 foram construídas apenas 140 escolas técnicas. “De 2003 até o fim do desse ano, o governo do presidente Lula vai entregar 214 novas escolas. Portanto, nós fizemos, em oito anos, muito mais do que fizeram em cem anos”, ressaltou.

Fonte: Jornal Hora do Povo de 18 de junho de 2010