domingo, 6 de junho de 2010

O sentido da política é a liberdade

"A pergunta sobre o sentido da política exige uma resposta tão simples e tão conclusiva em si que se poderia dizer que outras respostas estariam dispensadas por completo. A resposta é: o sentido da política é a liberdade." Hannah Arendt

Quem estiver disposto a se abrir para o mundo intelectual de uma grande mulher, pensadora independente e comprometida com a verdade, vai ter muito o que explorar na obra de Hannah Arendt (1906-1975). Estudiosa da Filosofia e da Teologia que denunciou os regimes totalitários.

Segundo ela, governantes autoritários são a forma mais terrível da política, porque suprimem por completo a liberdade humana.

Ao mesmo tempo, suas palavras fornecem a coragem tão necessária para novos começos e para um agir político responsável em liberdade.

Apesar das experiências de calamidade que o homem moderno teve com a política, Arendt acredita "ser evidente que o homem é dotado, de uma maneira altamente maravilhosa e misteriosa, do dom de fazer milagre. O milagre da liberdade contido no fato de que cada homem é em si um novo começo".

O pensamento político de Hannah Arendt é independente e original. Ela é realista e idealista ao mesmo tempo.

Arendt acentua que "a liberdade e a espontaneidade dos diferentes homens são pressupostos necessários para o surgimento de um espaço entre homens, onde se torna possível a política, a verdadeira política, porque o sentido da política é a liberdade".

Sugestão de leitura: O que é a Política? Hannah Arendt

Texto extraído do blog: professoreliacim.blogspot.com