sábado, 11 de dezembro de 2010

Quem é Julian Assange (Wikileaks) ? Herói ou vilão?


Quem é Julian Assange? Herói ou vilão? Essa é a principal pergunta que muitos se fazem hoje. Com toda certeza posso afirmar que para o governo dos EUA ele é um perigoso vilão, pois Assange tem revelado em seu site, Wikileaks, os segredos por trás da diplomacia americana e sua rede de informações, causando muito embaraço aquele governo e trazendo a tona muitas discussões e verdades que estavam ocultas atrás das paredes de Washington e seus aliados.

Em minha opinião, como muitos de nossos leitores e amigos, vejo Assange como um herói, sim isso mesmo, ele pode ser intitulado como herói, pois teve a coragem de publicar toda a sujeira que estava escondida embaixo do tapete sem temer as possíveis retaliações que isso lhe pudesse trazer. Um herói não é uma pessoa super em nada, é uma pessoa como eu ou você.

Mas, o que é preciso para o individuo ser considerado um herói? Podemos batizar de heróis os bombeiros, policiais, militares, médicos e professores. As pessoas nesses empregos geralmente transcendem o interesse próprio normal, colocando os interesses e a necessidades do outros em primeiro lugar na lista de suas prioridades.

Eles lutam pela saúde, segurança, crescimento e excelência do ser humano, são guerreiros da vida diária, cujos sacrifícios e atos nobres beneficiam a todos nós. E nessa categoria podemos enquadrar Julian Assange por seu serviço a humanidade.

Mas, as pessoas não costumam pensar sobre isso, o que torna essas ações de conhecimento de poucos. As contribuições desses heróis são tão comuns, e tão presentes em nosso convívio, que podemos facilmente ignorar seu caráter distinto.

O reconhecimento ocorre apenas quando os esforços delas vão bem além do limite normal de suas atividades rotineiras e chamam a atenção de forma dramática ou marcam de forma direta a nossa sociedade, rompendo a cúpula que nos isola do mundo real. Pois vivemos em uma redoma imposta por governos e a mídia manipuladora, que tenta nos tornar marionetes a seu bel prazer.

Em uma cultura permeada por interesses próprios e passividade auto-indulgente, em que as pessoas são mais voltadas ao papel de telespectador do que de participante, que preferem o conforto fácil a iniciar uma mudança necessária, é preciso ser forte para tomar fôlego e lutar pela mudança, para lutar contra toda a mentira que nos cerca.

O conceito de um herói se estende para além dessas ocupações que requerem o confronto com o perigo pessoal pelo bem dos outros, ou que envolvem sacrifício financeiro a serviço do que é necessário para o bem social. Pois qualquer pessoa que defende o bem e o certo, contra todas as adversidades contrárias, e proporciona através disso uma luta heróica, tem seu valor nobre, que o dicionário define como herói.

Podemos então definir um herói como alguém que exerce um caráter nobre a serviço da sociedade, que sacrifica sua vida privada para o bem da comunidade, buscando assim, o bem comum. Esse é o dever moral dos heróis e é através desses atos que ele se torna um herói.

O GeoPolítica Brasil e seu editor apóiam a postura de Julian Assange e seu site Wikileaks, pois a verdade deve estar acima de tudo, e mesmo que tente silenciá-la.

Texto de Angelo D. Nicolaci – Editor GeoPolÍtica Brasil extraído do site: http://brasilnicolaci.blogspot.com/