segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Administração de Empresas - Nova Economia e o Futuro

Em um mundo em que a capacitação técnica das pessoas está tornando-se uniforme (hoje em dia está mais acessível e mais fácil cursar uma faculdade e adquirir o conhecimento, com isso, o aspecto humano é que está sendo o grande diferencial entre as empresas.

Enquanto no século 19, a capacidade técnica básica (quem conseguia fabricar, conseguia vender) garantia o crescimento das empresas e no século 20 avanços na administração de empresas e planejamento estratégico garantiam que grandes empresas atingissem novos patamares de desenvolvimento, agora no século 21 produzir e administrar bem já não é garantia de sucesso: entramos na era da criatividade.

A maioria das empresas não se preocupa com a inovação. É nesse ponto que mora o perigo: uma empresa pode até se estabilizar e conseguir um mercado estável para seus produtos e serviços, mas se ela não se preocupar em inovar e criar, se esse não for um dos focos da sua política de administração, com certeza virá uma empresa mais dinâmica e inovadora para tomar o seu mercado.

Antes de mais nada é preciso aceitar as novas verdades da administração de empresas do século XXI:

•Não existe mais mercado estável, não existe mais mercado cativo, grandes empresas de uma hora para outra, podem apresentar prejuízos bilhonários, enquanto outras empresas menores tomam seu mercado.

•A Internet populariza e distribui a informação de um modo que nunca foi visto antes pela humanidade. Não levar em conta essa ferramenta na administração de empresas hoje em dia, é um grande erro.

•É preciso cultivar a cultura da mudança, reformular produtos, traçar novas estratégias, extinguir e criar novos serviços devem ser práticas constantes.

Muita gente deve estar ser perguntando, então segundo a administração de empresas moderna quer dizer que não existe mais estabilidade ? A resposta é sim, a estabilidade existe e pode ser conquistada, mas é preciso inovar muito mais, é preciso ter um negócio criativo e bem diversificado para atingir a estabilidade.

Fonte: www.guiadacarreira.com.br