segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CBN e TV Globo não transmitiram alerta do INMET

O jornal O Globo ao dizer que a Defesa Civil estadual do Rio de Janeiro transmitiu com horas de antecedência um alerta do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), para as prefeituras serranas (onde houve mais mortes), mas a mensagem não chegou à população. Onde estavam as rádios e TV's do sistema Globo que divulgam a previsão do tempo todo dia, em todo noticiário, e não prestam o serviço público básico de avisar a população um alerta destes, para pessoas que vivem em áreas de risco buscarem abrigos seguros?

As rádios e TVs são concessões públicas, e como contrapartida para exploração comercial da concessão, o mínimo que se espera é que preste informações essenciais à população sobre alertas dessa natureza, que colocam a vida em risco.

Os prefeitos e governadores, obviamente, tem sua cota de responsabilidade. Prefeitos que não fazem projetos para moradias para a baixa renda, que não implantam sistemas de alerta para a população, que ignoram estudos de risco cortando verbas que estão ao alcance do orçamento, não tem desculpa. É claro que há prefeitos e governadores que herdaram uma situação de abandono que, mesmo fazendo o melhor possível, para resolver tudo leverá muitos anos, indo muito além do mandato, mas o que não pode é deixar de começar pelas prioridades.

Governos que estão a mais de 10 anos no poder, como o PSDB em SP (16 anos), e não investiram e nem executaram obras a contento, mesmo tendo financiamento nacional e internacional, não tem desculpa: é falta de governo, é negligência, ou seja, as enchentes em SP não deveriam provocar as mazelas que em todo verão fazem.

É falta: de limpeza na calha dos rios, de cuidar das bacias hidrográficas, de reflorestamento das matas ciliares, de manutenção e controle das represas da SABESP, de coleta adequada do lixo, de obras de drenagem, e de projetos e de terrenos seguros para moradias para a baixa renda.

Mas são esses prefeitos e governadores que a imprensa corrupta elogia, são os que cortam verbas de infraestrutura e de trabalhadores no serviço público, para gastar com propaganda, enchendo os bolsos dos donos dos jornais e TVs com dinheiro público.



Fonte: blogamigosdopresidenteLula