quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Estou à venda


Ok. Então pare e pense: por quais características você costuma ser lembrado?Organizado, metódico, criativo, líder nato, preguiçoso...

Algo que venho recomendando sempre às pessoas próximas de mim é que cuidem de sua imagem. Às vezes, uma boa propaganda aos contatos certos chama mais atenção que um currículo impecável parado na mesa do recrutador.

Claro, não se pode ignorar a trajetória profissional de ninguém, mas, mais do que traçar seu próprio caminho com esmero, é preciso fazer com que todos conheçam seus feitos e glórias. Para isso, lembre-se sempre: o que irá compor nossa vitrine e nos expor para o mercado são as nossas características.

Características
Façamos uma analogia de profissionais com produtos. Há embalagem, conteúdo, visibilidade e propaganda.

1- Conteúdo
Assim como um produto precisa ter qualidade, o profissional precisa ter conhecimento e informação. É preciso cuidar da própria educação e capacitação profissional para garantir chance de participar de processos interessantes.
Capacitação é o mais básico dos requisitos para simplesmente entrar na briga por uma vaga grande. Capacite-se.

2- Embalagem
Mas, mesmo se mostrando um gênio na vida acadêmica, as aparências precisam ser mantidas para que o mercado lhe veja com credibilidade. Neste caso, a embalagem do produto é a responsável. Quando na prateleira, um produto só tem uma chance de causar boa impressão. E essa impressão será decisiva no processo de compra. Por isso, é importante estar vestido de acordo com o lugar frequentado, saber as regras básicas de etiqueta, manter a higiene impecável e saber se comunicar com clareza – corporal e verbalmente. Sobre este assunto, existem inúmeros livros que abordam o tema. Vale à pena o investimento.

3-Visibilidade
Você tem conteúdo de qualidade e sua embalagem é atraente e bem cuidada. Só que sem visibilidade, sem aparecer, ninguém saberá de sua existência. Então, como fazer todos se lembrarem de uma marca em dezenas de outros profissionais quase iguais a você? Afinal de contas, quem não aparece não é lembrado.

Eis aqui a importância em frequentar eventos, ter sempre aquele cartão de visitas na manga e, claro, se mostrar preparado acaba lhe rendendo pontos positivos. Por exemplo: um blog ou site pessoal com uma apresentação breve da carreira, além de um portfólio com as principais conquistas e trabalhos, já permite que depois daquele primeiro contato as pessoas saibam melhor que tipo de profissional você é.

4- Propaganda
Faça-se ser lembrado. Aqui, o princípio é o mesmo da propaganda. Quanta publicidade você vê por dia, por semana, da mesma marca? Aí, vale televisão, jornal, rádio, internet etc. Lembre-se de exercer o networking apenas esporadicamente. Isso garante que você não perca afinidade com os contatos mais valiosos. Além disso, trabalhe sua marca para que, quando as pessoas falarem de você, pensem coisas positivas.

Associações positivas vendem muito bem, principalmente aqueles pensamentos como “ele resolve qualquer problema”, “é o melhor líder que conheço” ou “nele eu confio”. Só tome cuidado para não encher seus contatos de e-mails ou querer aparecer demais – o que o torna inconveniente com o passar do tempo. Seguindo estes princípios, é “venda” na certa.

Fonte: texto de Bernt Enteschev www.amanha.com.br