quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Bolsa de Valores - Ações o que são?


As Bolsas de Valores, que existem em praticamente todos os países do Mundo Capitalista, são instrumentos muito importantes para fazer as empresas crescerem, alavancar a economia e aumentar a renda das pessoas.

Todo mundo com certeza já ouviu falar de Bolsa de Valores alguma vez na vida, mas entender como ela funciona, aí já é outra coisa… poucos entendem claramente como funciona o mercado de ações.

Basicamente a bolsa de valores, do ponto de vista da administração e economia, é um local onde se negocia, vende e compra ações.

Para entender como funciona a bolsa de valores inclusive, o melhor é começar pelo básico, entender primeiro o que é uma ação.

A Ação, um conceito fundamental para a Administração de Empresas, é como se fosse um pequeno pedaço de uma empresa.

Quando você compra uma ação ( ou várias ) de uma empresa, é como se você se tornasse também um pequeno sócio da companhia.

Quanto mais ações você tiver, no caso, maior a sua importância dentro da empresa. Se você tiver a maioria das ações da empresa ( 51% de todas as ações ) você inclusive vira o dono da mesma !!

Por isso, de um modo geral, os especialistas em Economia e Administração de empresas só negociam no máximo 49% das ações na bolsa de valores.

Existem 2 tipos básicos de ações:

Ação ON ( Ordinária Normativa ): As ações ON são as melhores do ponto de vista dos grandes investidores e profissionais de administração de empresas. Elas dão direito a voto nas decisões da empresa permitindo que o acionista participe ativamente da empresa.

Ação PN ( Preferencial Normativa ): As ações PN são as melhores para os pequenos investidores que usam a bolsa como fonte complementar de renda. Elas não dão direito a voto em nada, no entanto, quem tem ações PN recebe os dividendos ( lucros ) primeiro.

Em geral as empresas pagam os seus acionistas todo mês ( mensalmente ) ou então trimestralmente.

As ações PN em geral são as preferidas gerais, pois a maioria dos investidores são pequenos e querem lucros rápidos, elas são vendidas e compradas mais rápido.

As ações ON são preferidas pelos profissionais de economia, administração de empresas e fundos de investimento que querem participar da gestão das empresas e até mesmo comprar as empresas.

Como Investir na Bolsa de Valores ?

Basicamente, qualquer pessoa adulta, que tenha um pouco de dinheiro guardado e que tenha coragem de arriscar ( sim, arriscar !! pois as ações as vezes dão prejuízo ) pode investir na bolsa de valores, não é necessário ser nenhum profissional de economia pra isso.

O primeiro passo para investir na bolsa de valores é procurar umacorretora cadastrada na CVM ( Comissão de Valores Mobiliários ).

Para se cadastrar em uma corretora você vai precisar basicamente de CPF, RG, comprovante de residência no Brasil e comprovante de renda.

As corretoras, locais onde trabalham profissionais de administração de empresas, economia e gestores especializados são as instituições que fazem a ponte entre os investidores e a bolsa de valores.

Assim que você se cadastrar na corretora, ela então vai abrir para você uma conta da Bovespa ( Bolsa de Valores de São Paulo ).

Quando você tiver sua conta na Bovespa, já pode começar a comprar e vender ações.

Existem 3 maneiras de comprar ações:

Fundos Profissionais de Investimento: Os fundos profissionais de investimento na bolsa de valores são a opção mais simples para comprar ações, indicada para quem não entende nada de economia. Para comprar ações através de um fundo, você deve comprar uma cota do fundo ( em geral o preço mínimo é de R$ 1000,00 ), aí não precisa se preocupar mais, o fundo compra as melhores ações pra você automaticamente e te repassa os lucros. A desvantagem dos fundos é que eles cobram taxas extras pelo trabalho que fazem. O Risco e o Retorno são relativamente baixos.

Clubes de Investimento: Os clubes de investimento na bolsa de valores parecem com os fundos, mas a diferença é que não são tão profissionais. Para fundar um clube de investimento, 3 pessoas no mínimo e no máximo 150, podem se unir e juntas comprar as ações. Elas compram e vendem as ações juntas, com mais gente reunida fica melhor para comprar ações mais caras. Em geral os clubes também cobram taxas, mas são mais baratas que as dos fundos.O Risco e o Retorno podem ser de médio alcance.

Home Broker ( Investir Pessoalmente ): O modo Home Broker é indicado para profissionais, neste modo a pessoa negocia, compra e vende suas ações pessoalmente na bolsa. É arriscado, mas é o modo que pode gerar mais lucros na bolsa de valores. No Home Broker você pode comprar as ações pela Internet ou então ligando para o seu corretor e dando as ordens. A vantagem do Home Broker é que você não paga taxas pra ninguém, só para o seu corretor, a desvantagem é que se tiver prejuízo ele é só seu. O Risco e o Retorno podem ser extremamente alto.

Fonte: www.guiadacarrera.com.br