segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Análise do Discurso de Posse da Dilma


Não pretendia analisar o Discurso da Dilma, porque andam insinuando que sou Dilma de carteirinha, o que obviamente não sou. Só me sinto na obrigação de concordar quando uma futura candidata defende teses que sempre defendi. Estou no fundo agindo em causa própria.

Não entendo a grande imprensa, quando não percebe que é do interesse dela defender ideias inteligentes mesmo vindos da oposição, e ajudando assim a implantá-las.

Discursos de Posse são mais autênticos do que promessas eleitorais, embora ainda contenham um monte de platitudes para não "esquecer ninguém".

Vou me concentrar naquilo que ela não precisaria dizer, mas disse por que são coisas que ela acredita, que precisavam ser ditas, segundo ela.

Confronto com a imprensa em minha opinião será uma constante no seu governo. Como já alertei, Dilma não leva desaforo para casa, e sua relação com a imprensa será péssima, não necessariamente por culpa dela.

Brigar por tudo, como muitos de esquerda e direita acham corretos, é contraproducente. O estilo de Dilma é outro. Ela vai comprar muito mais brigas do que Lula, ela é capaz de comprar todas as brigas possíveis, algo que não recomendo, mas é sem dúvida o estilo dela. E é o que um bom "turn around manager" tem que fazer, por isto normalmente não duram muito.

Agora vamos ao que interessa, o que ela não precisaria dizer, mas disse.

Gerar oportunidades
O que mais me chamou a atenção, porque ela citou isto 3 vezes, é que ela iria "gerar oportunidades". Isto é a essência do discurso liberal por excelência. Os liberais acham que as oportunidades é que precisam ser bem distribuídas, enquanto à esquerda, o PSOL, o PSDB, até o PMDB, acham é que a é a renda que precisa ser bem distribuída.

"Gerar oportunidades" significa dar educação, estabilidade econômica, juros baixos, gerar empreendorismo, e se você não aproveitar estas oportunidades para gerar renda, problema seu.

"Gerar oportunidades" é uma guinada radical ao discurso típico da esquerda que era "gerar direitos", direitos que , como todos sabem, são sempre contra alguém, o contribuinte. Oportunidades são sempre a favor de alguém, do consumidor.

Porque a grande imprensa não pulou de alegria? Porque a nossa grande imprensa não é liberal, é conservadora.

Oportunidades, para os outros, é vista como uma ameaça ao "status quo", especialmente aos editores que hoje beiram os seus 65 anos, e estão mais de 40 anos no poder. Isto explica o antagonismo de certos jornalistas que, como todos percebem, não permitem renovação e ascensão jornalística dos mais jovens.

Não são liberais, não querem dar oportunidades a vocês jornalistas mais jovens, mais bem preparados, que sabem usar uma HP 12 C, um Excel, e o Scielo.

Defesa da Classe Média
Dilma também deu ênfase à defesa da Classe Média, uma classe liberal por excelência, a classe do Profissional Liberal, que o próprio nome indica.

Enquanto o PSDB pensa em se refundar, o PT está se reformulando para ser o Partido não mais dos trabalhadores e sim da Classe Média, e assim ficar 20 anos no poder.

Lembre-se que os funcionários públicos são Classe Média, e esta estratégia da Dilma é politicamente inteligente.

Grande empresa
Chamou-me a atenção que ela anunciou que iria incentivar a "grande empresa", até o pequeno agricultor. Não precisava usar o termo "grande empresa", mas usou.

Dilma precisaria agradar a "grande empresa" num discurso público, isto se faz a boca pequena. Ela realmente acredita na Marfrig, Friboi, Brazil Foods. Porque isso faz parte do conceito "empresas de classe mundial", algo que já tratei aqui, que ela reforça na hora de defender a internacionalização da empresa nacional.

Em vez de destruir o imperialismo, como muitos queriam Dilma da entender que vamos competir contra ele. Uma mudança de 180 graus.

Reservas Cambiais
Ela afirmou também que as "reservas continuarão a crescer", contrariando muitos economistas do PT, da oposição e da grande imprensa, que criticaram Meirelles pelo custo destas reservas. Pararam no tempo, Dilma não.

Os liberais e neoliberais deveriam ficar contentes com o discurso, é um progresso e tanto na forma de conduzir uns pais.

Infelizmente, o liberalismo como o socialismo, é o grande pavor dos jornalistas conservadores deste país. Mas o jovem de hoje é liberal, acredita na oportunidade para todos. Vamos aguardar.

Texto original de Stephen Kaniz com algumas adaptações

Fonte : http://blog.kanitz.com.br/2011/01/an%C3%A1lise-do-discurso-de-posse-da-dilma.html#more