domingo, 23 de janeiro de 2011

O Conceito de Potencial Humano e Gestão de Pessoas na Administração de Empresas


Quanto vale um bom funcionário e qual seu potencial para a empresa? Muitas vezes não é possível quantificar este ativo fundamental do empreendimento e ter uma resposta precisa para a pergunta.

No passado próximo, era comum a ocorrência de falta mão-de-obra especializada, principalmente em países com educação menos desenvolvida, como o Brasil. O mercado possuía um déficit, principalmente na área de administração de empresas, para contratar funcionários com um bom conhecimento técnico.

Atualmente, com as melhorias na educação dos últimos 20 anos (disseminação dos cursos técnicos, aprimoramento do Ensino Superior, abertura de mais vagas, disponibilização de conteúdo na Internet, etc…), o conhecimento técnico já não é o maior problema da administração de empresas e demais áreas de atuação.

Sendo assim, o grande diferencial conciso, o diferencial que traz a vantagem competitiva atualmente, é o Potencial Humano dos funcionários.

Não há uma definição exata e formada dentro da administração de empresas sobre o que venha a ser Potencial Humano, mas podemos citar algumas características humanas interessantes que os gerentes estão procurando:

Boa Capacidade de Comunicação: O funcionário deve saber expor suas idéias de maneira clara e manter uma boa sociabilidade.

Boa Leitura da Empresa: O funcionário deve ter uma boa compreensão do funcionamento da empresa, para poder entender os eventuais problemas e trazer soluções para os mesmos.

Capacidade de Trabalho em Equipe: Essa é uma característica fundamental que os especialistas em administração de empresas buscam na hora da contratação. Com a crescente especialização, é fundamental que os funcionários saibam trabalhar com pessoas de diferentes áreas e especialidades.

Capacidade de Auto-crítica: É interessante que os funcionários saibam fazer auto-críticas construtivas e que saibam admitir seus erros, só assim poderão progredir e melhorar como pessoa e profissional.

Baseado no conceito de potencial humano dos funcionários de uma empresa, surgiu outro conceito dentro da administração de empresas, o conceito da Gestão de Pessoas.

Segundo a gestão de pessoas, o maior patrimônio da empresa não é o seu capital (dinheiro) e nem mesmo a sua tecnologia, o maior patrimônio de uma empresa é o seu quadro de funcionários.

A gestão de pessoas foi desenvolvida dentro das administração de empresas para escolher os melhores e potencializar os talentos.

Pesquisas feitas por importantes institutos de pesquisa e universidades, apontam uma tendência interessante:

•20% do total de vendedores de uma empresa, fazem 80% das vendas

•20% dos representantes de uma empresa, fecham 80% dos melhores negócios.

•20% dos fazendeiros de um país geram 80% dos alimentos para a população.

Desta maneira, segundo os conceitos de administração de empresas, podemos dividir os funcionários em 3 categorias:

Funcionários Alpha: Correspondem, em geral, a 20% do quadro de empregados, são os mais competentes e motivados dentro da empresa, apresentam liderança, alta capacidade para resolução de problemas, uma excelente capacidade de adaptação e um alto comprometimento com a empresa. Seu objetivo é “crescer junto com a empresa”.

Funcionários Comuns: Correspondem, em geral, a 70% do quadro de empregados, são esforçados porém sem muita motivação, tem o perfil de liderados, preferem estabilidade ao invés de mudança e tem um bom nível de comprometimento com a empresa. Seu objetivo é ” trabalhar e cumprir com o seu dever “.

Funcionários Sem Compromisso: Correspondem, em geral, a 10% do quadro de empregados, são adeptos do mínimo esforço e fazem somente o que é explicitamente designado, tem um nível mínimo de comprometimento com a empresa. Seu objetivo é “manter o emprego”.

Fonte: www.guiadacarreira.com.br