quarta-feira, 30 de março de 2011

China produzirá mais Ciência do que Estados Unidos em 2013


China está a caminho de ultrapassar EUA em produção científica, ponto que se estima atingir em 2013, muito antes do esperado.

O cálculo foi feito pela academia britânica de ciências da Royal Society, após uma análise das pesquisas publicadas. Assim, há um aumento “dramático” da ciência chinesa, que desafia a posição dos Estados Unidos, Europa e Japão nesta área.

Estimativas anteriores disseram que a China iria superar os EUA em 2020, mas os inventores da pólvora, a bússola e o papel foram mais rápido do que o esperado.

Em 2006, a China tinha cerca de 1,5 milhões de estudantes em ciências e engenharia, um número que continua a crescer.

O relatório, no entanto, também observa que o aumento no número de pesquisas publicadas não necessariamente são proporcionais a qualidade dos mesmos. Uma medida desta qualidade é ver o número de vezes que a investigação tem sido citado por outros cientistas em seu trabalho. E nesta área, embora a China tenha subido na hierarquia das nomeações, o desempenho é baixo em relação à quantidade de coisas que publicam.

Ainda assim, o gigante asiático se move rapidamente, e pode em breve aumentar os indicadores também. Talvez, para estudar ciência tem que aprender chinês agora também …

Via bbc.co.uk